Voltar
  • Produtos

    Encontre o que você precisa

    Organizamos os produtos de acordo com seus beneefícios

  • Descubra

    Simule o produto ideal para você

    Você sabe exatamente o que precisa para hoje?
    Diga como quer ficar que indicamos os produtos adequados

  • Artigos

Filtrar

Tipos de Produto

Cuidados Especiais

Tipos de Cabelo

Como cuidar do couro cabeludo: você está fazendo certo?

Muita gente esquece que a rotina necessária para exibir fios bonitos, macios e brilhantes não está só focada nas pontas e no comprimento, mas sim na haste do cabelo em si. Um dos pontos fundamentais é prestar atenção também em um local esquecido, mas essencial: a pele onde ficam os poros de onde saem esses fios. Você sabe mesmo como cuidar do couro cabeludo?

Como cuidar do couro cabeludo tem a ver com a sua beleza

Se o couro cabeludo não estiver saudável, isso vai se refletir imediatamente no comprimento dos fios. Isso porque é ali que ficam localizadas as glândulas que reduzem a produção de oleosidade natural, responsável pelo aspecto de hidratação, e é também onde fica a raiz, de onde nasce o fio. Algumas intercorrências podem causar caspa, coceira e, dependendo do nível, até a queda dos fios.

Como cuidar do couro cabeludo: os principais problemas do couro cabeludo

Para facilitar as maneiras de prevenir e de como cuidar do couro cabeludo, listamos aqui alguns dos principais problemas. Confira aqui:

Caspa

Um dos problemas mais comuns do couro cabeludo, a caspa afeta muita gente. Aqueles pontinhos brancos que insistem em aparecer em roupas escuras não têm nada a ver com higiene. A caspa ou dermatite seborreica pode ter origem no estresse, na genética ou até pelas mudanças do clima. Trata-se da substituição excessiva e acelerada de células mortas por novas. Para controlar, é preciso usar shampoos específicos, evitar água muito quente (que também estimula a produção) e, em alguns casos, tomar medicamentos. É importante fazer acompanhamento com um dermatologista.

Fungos

Vários fungos gostam de “fazer a festa” na sua cabeça, se você propiciar condições adequadas para isso. Eles adoram ficar em ambientes úmidos e quentes. Por isso, quem tem mania de dormir com os cabelos molhados ou prender os fios antes que eles sequem está favorecendo o surgimento desses micro-organismos, que podem causar coceira, irritação e até queda de cabelo. O tratamento, em geral, exige a mudança de hábitos e o uso de shampoos antifúngicos específicos, prescritos por um médico especialista.

Espinhas e cravos

Dói, incomoda, irrita… Só quem teve espinhas ou cravos no couro cabeludo conhece o incômodo. O problema aparece por conta de uma produção excessiva de oleosidade, que pode ser estimulada pelo estresse, pela alimentação (quando você come alimentos muito gordurosos), pelo contato com água muito quente… Isso acontece por o sebo extra produzido pelas glândulas pode entupir um folículo piloso, os “buraquinhos” de onde saem os fios de cabelo. Isso gera uma inflamação, que pode virar acne. Atenção: nunca esprema uma espinha! O tratamento deve ser feito com remédios e shampoos, com orientação médica.

Queda de cabelo

A alopécia, popularmente conhecida como queda de cabelo, pode ser causada por diversos fatores. Há quem tenha uma propensão genética, há quem abuse dos produtos químicos nos fios, quem descuide da alimentação, seja muito afetado pelo estresse… Alterações hormonais, o uso de alguns medicamentos ou doenças como a depressão também podem causar a queda. A melhor forma de resolver o problema é encontrar sua origem. Por isso, é fundamental consultar um especialista. Há diferentes tipos de tratamentos que vão desde o uso de shampoos e medicamentos tópicos a procedimentos com laser e até cirurgias.

Dicas de produtos

Além de se preocupar em deixar os fios sempre hidratados e saudáveis, cuidar do couro cabeludo também é uma tarefa importante. Quem sofre com a queda dos fios, pode optar pelo Shampoo Clear Queda Defense. E para completar a hidratação dos fios sem pesar, o Condicionador Hidratação Intensa, de Dove, é uma ótima opção. Caso precise de uma hidratação mais potente, o Creme de Tratamento Óleo Hidratação, de Seda, cria uma película nos fios, deixando-os mais nutridos.

Já sabe o que precisa hoje?

Faça uma simulação, nós podemos indicar os produtos próprios para o seu momento.

Fazer simulação

Artigos / Dicas

Dicas, penteados e tudo relacionado a cabelo

Ver todos os artigos

Alguma dúvida?

Acesse a central de ajuda!

Aprenda como deixar seus cabelos incríveis e descomplicados.

Veja mais